Abaixo, palhinha de texto do Amálgama, sobre a Opinião na Blogosfera. Aliás, para quem não conhece o blog, vale a pena dar uma espiadinha - com o perdão da expressão. Os post do findi, todos muito bons, sobre Homossexualismo e a Bíblia, Política em Israel e sobre a Opinião na Blogosfera mostram o amadurecimento da blogosfera como instrumento efetivo de informação e discussão de temas relevantes. Porém, sou mais otimista que o autor. Felizmente, já temos tecnologia para driblar a grande imprensa e, devido a ela, o seu poder político está declinando e tende a cair ainda mais nos próximos anos.
(...)
Hoje, se quisermos opinião, ponto-de-vista, crítica fundamentada, temos que viajar pela internet em busca de blogs, que estão substituindo os editoriais e os chamados artigos de fundo dos grandes jornais, cada vez menos lidos. Uma pequena e ilustrada parcela da população acessa os blogs, que ainda não formam opinião pública. A totalidade das massas é educada pela TV, que substituiu a Escola, a Igreja e o Exército como formadores morais e de opinião pública. E a TV brasileira não forma, não ensina e nem tem opinião. Mesmo sendo concessão pública, a nossa TV é um lucrativo negócio familiar ou de políticos que se perpetuam no poder exatamente porque comandam e ditam a informação, criam a “opinião pública” nacional, regional e local. As retransmissoras estaduais dos canais nacionais pertencem a políticos, seus familiares e laranjas. A opinião deles é a opinião dos patrões: prefeitos, governadores, deputados que pagam comerciais, que patrocinam programas e shows “sociais” e estão sempre de mãos dadas com o patrão maior, o poderoso chefão, o governo federal e suas estatais cheias de verbas publicitárias e mais o BNDES para socorrer as TVs em “dificuldades” - muitas das quais sonegam impostos e surrupiam a previdência social.
mais aqui
Gostei muito desta postagem do Jota Alves. Ela me inspirou a levar as coisas que aparecem na internet para as pessoas que não a acessam.
ResponderExcluir